quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Escola e a diversidade

É a escola um dos locais onde o cenário da diversidade se desdobra marcando a vida social brasileira. Um dos grandes desafios da escola atualmente, é o de desenvolver um Projeto Político Pedagógico que estabeleça uma visão real da práxis pedagógica em relação a diversidade cultural para a mobilização das competências dos alunos. Importante ainda é ressaltar que, quando a escola tem um projeto pedagógico que não atende às diferenças individuais, gera um desprazer, indisciplina, agressividade. Conseqüentemente a marginalização e o fracasso. Por outro lado, o trabalho pedagógico deve ter uma visão democrática, admitindo as diferenças como um elemento fundamental no ensino-aprendizagem. Assim, vislumbra o crescimento de um novo homem e uma nova sociedade. Atualmente ouvimos falar muito em práticas como bullying (agressões verbais e físicas dentro da escola) e também empresas sendo processadas por atitudes preconceituosas. Isso ocorre devido à não aceitação das diferenças. Podemos ficar passivos a esses casos, ou então, criar práticas que possam minimizá-los e, mais do que isso, potencializar os resultados das organizações à medida que as virtudes individuais são conhecidas e utilizadas. Precisamos criar meios para que as culturas, as diferenças físicas, psicológicas e principalmente de conhecimentos, possam ser vistas pelos públicos como uma riqueza. Todavia, para atingir a valorização da diversidade humana é preciso possibilitar o seu amplo conhecimento. Sabemos que essa postura é importante em qualquer tipo de organização. No entanto, é na escola que o indivíduo aprende e põe em prática os primeiros princípios da cidadania, desenvolve suas habilidades intelectuais e cognitivas, aprende a se socializar, conviver em grupo e a lidar com as diferenças individuais.

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