|
Hoje, em geral, os alunos têm
mais contato com a informática e com mídias cativantes. Já crescem diante da
televisão, vendo-a como companheira de seus momentos de liberdade. Enquanto
jogam videogames ou usam computadores, os jovens criam com esses objetos relações
afetivas e entram no mundo da ciência naturalmente.
Para Papert (2001), o computador é a máquina das crianças, uma vez que muitos jovens não conhecem o mundo sem o
computador. Eles brincam, divertem-se, aprendem com o computador.
Um dos méritos do computador no
campo da educação é, porém, o de tentar resolver um dos grandes problemas da
educação: como respeitar o ritmo da aprendizagem, como evitar defasagens
entre os tempos propostos pela escola e o tempo necessário ao aluno numa
atividade particular em um determinado momento da vida.
São muitas as vantagens da
utilização dos sistemas multimídia para a educação. A redução do tempo de
aprendizagem, consistência pedagógica, flexibilidade, incremento da retenção
e principalmente o aumento da motivação e gosto por aprender são algumas das
vantagens.
Essa combinação de textos,
diagramas, sons, figuras, animações e imagens em movimento incorporadas em
uma mesma tecnologia, contribuem para uma maior facilidade no uso do
computador para o ensino.
O grande olhar pedagógico da
multimídia é o fato de estar baseada nas habilidades naturais de
processamento de informações humanas. Nossos olhos e ouvidos, em conjunto com
nosso cérebro, compõem um formidável sistema para transformar dados sem
sentido em informação, embutindo estes dados de significado.
Para o aluno, uma das primeiras
vantagens dos softwares multimídia é o fato de serem mais agradáveis
de utilizar.
Carla Izabel Weber
Professora e Coordenadora do NTM de Estância Velha - RS
Graduada em Ciência da Computação
Pós Graduada em Informática na Educação
Pela FEEVALE
|
O Núcleo Tecnológico Municipal - NTM - de Estância Velha tem como objetivo principal continuar incentivando o uso das tecnologias da informação e comunicação e dar novas perspectivas ao trabalho pedagógico contribuindo com o processo de Formação Continuada dos profissionais da área de educação para o uso dos laboratórios de informática nas escolas.
terça-feira, 23 de outubro de 2012
O USO DE TEXTOS E HIPERTEXTOS EM SALA DE AULA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário