terça-feira, 23 de outubro de 2012

O USO DE TEXTOS E HIPERTEXTOS EM SALA DE AULA

Hoje, em geral, os alunos têm mais contato com a informática e com mídias cativantes. Já crescem diante da televisão, vendo-a como companheira de seus momentos de liberdade. Enquanto jogam videogames ou usam computadores, os jovens criam com esses objetos relações afetivas e entram no mundo da ciência naturalmente.
Para Papert (2001), o computador é a  máquina das crianças, uma vez que muitos jovens não conhecem o mundo sem o computador. Eles brincam, divertem-se, aprendem com o computador.
Um dos méritos do computador no campo da educação é, porém, o de tentar resolver um dos grandes problemas da educação: como respeitar o ritmo da aprendizagem, como evitar defasagens entre os tempos propostos pela escola e o tempo necessário ao aluno numa atividade particular em um determinado momento da vida.
São muitas as vantagens da utilização dos sistemas multimídia para a educação. A redução do tempo de aprendizagem, consistência pedagógica, flexibilidade, incremento da retenção e principalmente o aumento da motivação e gosto por aprender são algumas das vantagens.
Essa combinação de textos, diagramas, sons, figuras, animações e imagens em movimento incorporadas em uma mesma tecnologia, contribuem para uma maior facilidade no uso do computador para o ensino.
O grande olhar pedagógico da multimídia é o fato de estar baseada nas habilidades naturais de processamento de informações humanas. Nossos olhos e ouvidos, em conjunto com nosso cérebro, compõem um formidável sistema para transformar dados sem sentido em informação, embutindo estes dados de significado.
Para o aluno, uma das primeiras vantagens dos softwares multimídia é o fato de serem mais agradáveis de utilizar.

Carla Izabel Weber
Professora e Coordenadora do NTM de Estância Velha - RS
Graduada em Ciência da Computação
Pós Graduada em Informática na Educação
Pela FEEVALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário