segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O Coordenador do Laboratório de Informática

Ao introduzir-se a Informática educativa nas escolas, percebe-se um primeiro momento, no qual o professor reproduza sua aula na sala de Informática. É o momento durante o qual a preocupação central é observar a ferramenta em conjunto com o professor da turma. 
Para trabalhar com a Informática na escola, não basta ter um laboratório equipado, professores treinados e um projeto pedagógico. A experiência mostra que sem a figura do coordenador de Informática o processo “emperra”.... não funciona. Mas quem é esta pessoa? E por que ela é tão importante?
Peça principal do processo, ele não deve ter apenas uma formação técnica. Esse profissional deve ter principalmente uma formação pedagógica, uma experiência de sala de aula. Não necessita ser um pedagogo, mas que tenha um envolvimento com o processo pedagógico. Deve ser capaz de fazer uma ponte entre o potencial da ferramenta (software educativos) com os conceitos a serem desenvolvidos em parceria com a professora da turma.
O coordenador não é apenas um facilitador, mas o coordenador do processo, ele deve perceber que o momento de mudar de etapas e de propiciar recurso necessários para impulsionar as engrenagens do processo, como por exemplo: a formação de professores e recursos necessários, como softwares.
O coordenador de Informática dever estar atento e envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas, para poder sugerir atividades pedagógicas, envolvendo a Informática. Entretanto, sem apoio da coordenação ou da direção, não terá força para executar os projetos sugeridos. 
Em resumo, o coordenador de Informática deve:
· ter uma visão abrangente dos conteúdos disciplinares e estará atento aos projetos pedagógicos das diversas áreas, verificando sua contribuição;
· conhecer o projeto pedagógico da escola;
· ter uma experiência de sala de aula e conhecimento de várias abordagens de aprendizagem;
· ter a visão geral do processo e estar receptível para as devidas interferências nele;
· perceber as dificuldades e o potencial do professores, para poder instiga-los e ajuda-los;
· mostrar para o professor que o Laboratório de Informática deve ser extensão de sua sala de aula e esta deve ser dada por ele;
· pesquisar e analisar os softwares educativos;
· estar constantemente receptível a situações sociais que possam ocorrer 

UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!

Carla Izabel Weber
Coordenadora de Informática Educativa
SEMEC - Estância Velha

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