sexta-feira, 20 de março de 2015

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE 
INFORMÁTICA EDUCATIVA

- ESTÂNCIA VELHA - 


      Nesta sexta-feira, dia 20 de março de 2015, ocorreu a 1ª Formação Continuada do ano letivo de 2015 para todos os professores da  rede municipal de Estância Velha nas dependências da EMEF Walter Jacob Bauermann. Foram momentos de muita reflexão, de muito estudo e de muita troca de informações. Os professores de Informática Educativa contaram com a presença da Professora Marta Rosecler Bez, doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 A Professora Doutora Marta Bez, falou aos professores de Informática Educativa sobre os Objetos de Aprendizagem.
Esses objetos são elementos de uma nova metodologia de ensino e aprendizagem baseada no uso do computador e da Internet, fundamentados na orientação a objetos, valorizando sua criação e reusabilidade para diversos contextos. 

Foi um momento muito bom, muito importante para nosso aprimoramento profissional como professor de informática e tudo isso faz com que o trabalho com os alunos seja sempre valorizado e com certeza seja sempre enriquecido.
Agradecemos de coração a Professora Marta Bez pela sua dedicação e a tempo dedicado a nós professores de Estância Velha.


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

SEMANA DE INFORMATICA EDUCATIVA
NAS ESCOLAS MUNICIPAIS 
- 2014 -
DE 12 A 19 DE NOVEMBRO

        Neste mês de Novembro nossas escolas estão mostrando a importância da utilização dos nossos Laboratórios de Informática Educativa como ferramenta de apoio para os professores de toda a rede.
      Ferramenta esta utilizada no dia a dia dentro da escola fazendo com que o aluno seja um nativo digital, cresça e domine está ferramenta que a cada minuto nos surpreende.
         E nada mais gratificante ver nosso alunos criando, como é o caso da EMEF Anita Garibaldi que neste dia 12 de Novembro abre suas portas para mostrar o trabalho realizado através de um PROJETO criado pelo Professor de Informática Marciel Aburto Jara que mostrou que a escola Anita, como é conhecida, tem verdadeiros roteiristas e atores. 
    Parabéns a Escola, alunos e Professores que fazem a diferença.
         Acessem o blog da EMEF Anita Garibaldi e apreciem esse trabalho maravilhoso que está sendo realizado nesta escola.







segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O Coordenador do Laboratório de Informática

Ao introduzir-se a Informática educativa nas escolas, percebe-se um primeiro momento, no qual o professor reproduza sua aula na sala de Informática. É o momento durante o qual a preocupação central é observar a ferramenta em conjunto com o professor da turma. 
Para trabalhar com a Informática na escola, não basta ter um laboratório equipado, professores treinados e um projeto pedagógico. A experiência mostra que sem a figura do coordenador de Informática o processo “emperra”.... não funciona. Mas quem é esta pessoa? E por que ela é tão importante?
Peça principal do processo, ele não deve ter apenas uma formação técnica. Esse profissional deve ter principalmente uma formação pedagógica, uma experiência de sala de aula. Não necessita ser um pedagogo, mas que tenha um envolvimento com o processo pedagógico. Deve ser capaz de fazer uma ponte entre o potencial da ferramenta (software educativos) com os conceitos a serem desenvolvidos em parceria com a professora da turma.
O coordenador não é apenas um facilitador, mas o coordenador do processo, ele deve perceber que o momento de mudar de etapas e de propiciar recurso necessários para impulsionar as engrenagens do processo, como por exemplo: a formação de professores e recursos necessários, como softwares.
O coordenador de Informática dever estar atento e envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas, para poder sugerir atividades pedagógicas, envolvendo a Informática. Entretanto, sem apoio da coordenação ou da direção, não terá força para executar os projetos sugeridos. 
Em resumo, o coordenador de Informática deve:
· ter uma visão abrangente dos conteúdos disciplinares e estará atento aos projetos pedagógicos das diversas áreas, verificando sua contribuição;
· conhecer o projeto pedagógico da escola;
· ter uma experiência de sala de aula e conhecimento de várias abordagens de aprendizagem;
· ter a visão geral do processo e estar receptível para as devidas interferências nele;
· perceber as dificuldades e o potencial do professores, para poder instiga-los e ajuda-los;
· mostrar para o professor que o Laboratório de Informática deve ser extensão de sua sala de aula e esta deve ser dada por ele;
· pesquisar e analisar os softwares educativos;
· estar constantemente receptível a situações sociais que possam ocorrer 

UMA ÓTIMA SEMANA A TODOS!

Carla Izabel Weber
Coordenadora de Informática Educativa
SEMEC - Estância Velha

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A Informática tem o poder de transformar 
o aprendizado dos alunos em diversão.

Nossa proposta nas escolas municipais é trabalhar a Informática de maneira prática e divertida. Para que se torne uma ferramenta que auxilie as disciplinas, a informática é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimentos. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, projetos colaborativos entre grupos, professores, turmas e até pode-se trabalhar entre escolas, enfim, atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma disciplina. Os alunos elaboram seus trabalhos utilizando softwares e recursos da informática educativa.

«As novas modalidades de uso do computador na educação apontam para o uso desta tecnologia como ferramenta educacional de complementação, de aperfeiçoamento 
e de possível mudança na qualidade de ensino.»
(VALENTE, 1991, 1993)


Um bom retorno a todos os profissionais da educação de Estancia Velha e um especial ao grupo de 
Professores Coordenadores de Informática Educativa 
das nossas escolas Municipais.

Carla Izabel Weber
Coordenadora do NTM - Estancia Velha

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA 2013


Inicia hoje dia 25/11/2013 e vai até dia 29/11/2013 a SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - 2013 nas Escolas de Ensino Fundamental de Estância Velha a Semana de Informática Educativa, organizado pelo NTM- Núcleo Tecnológico Municipal e coordenado pela Professora Carla Izabel Weber, é uma semana dedicada as escolas apresentarem o trabalho que realizam no laboratório de Informática integrando o uso do computador ao dia-a-dia da escola nas suas atividades pedagógicas, utilizando em suas diferentes disciplinas e turmas a tecnologia da informação como ferramenta de apoio.
Utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com "quando", "por que" e "como" usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento é o grande objetivo do NTM - Núcleo Tecnológico Municipal - de Estância Velha.

O uso adequado da tecnologia no ambiente escolar tem facilitado a aprendizagem dos alunos tornando-os mais críticos e criativos. 

Cronograma   de Apresentações SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA
Data Escola Turno
25/11/2013 EMEF Anita Garibaldi Manhã e Tarde
26/11/2013 EMEF Pedro Q. Bittencourt  Manhã e Tarde
26/11/2013 EMEF Cândido Rondon Manhã e Tarde
27/11/2013 EMEF Nicolau A. Wecker Manhã e Tarde
27/11/2013 EMEF Ervinio A. Ritter Manhã e Tarde
27/11/2013 EMEF Selvino Ritter 15hs
28/11/2013 EMEF Walter Jacob Bauermann 10hs
29/11/2013 EMEF Presidente Kennedy Manhã e Tarde
29/11/2013 EMEF José de Alencar 8hs
29/11/2013 EMEF Otávio Rocha Manhã e Tarde

quinta-feira, 10 de outubro de 2013







Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)

É um programa educacional com o objetivo de promover o 
uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. 
Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores 
para uso das máquinas e tecnologias.

Sociedade da informação, era da informação, 
sociedade informacional, 
sociedade do conhecimento, era do conhecimento, 
era digital, sociedade da comunicação e muitos 
outros termos são utilizados para designar a sociedade atual e o momento em que vivemos. 
Podemos vislumbrar o alcance que a revolução da informática atinge, em nossos dias, 
quando percebemos a importância do conhecimento 
e da informação para o mundo dos negócios, da educação e da cultura. 
Como diz Lombardi, José Claudinei em
"As novas tecnologias e a pesquisa em história da educação" 
ao referir-se à informática: 

“Quase toda a atual geração de letrados sente-se de algum modo ligado ao aparecimento dos computadores (...) 
É difícil encontrar quem, desde o momento em que os computadores pessoais (PCs) se tornaram acessíveis, não tenha se transformado num apaixonado pelo uso da informática”

“Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus conhecimentos profissionais, mais a um cão ensinado do que a uma criatura harmoniosamente desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias para determinar com exatidão seu lugar exato em relação a seus próximos e à comunidade”.
(Albert Einstein)

Texto retirado (parte) de INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: uma análise do PROINFO 
  Izabel Luvison Ronsani - UnC 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013


Depois de plantada a semente deste incrível arbusto,
não se vê nada, por aproximadamente 5 anos
exceto lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo,
invisível a olho nu, mas uma maciça e fibrosa estrutura de raiz,
que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Então, no final do 5º. Ano, o bambu chinês,
cresce até atingir a altura de 25 metros.
Um escritor de nome Covey escreveu:
Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês.
Você trabalha, investe tempo, esforço,
faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e,
às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos.
Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e
nutrindo, o seu 5º Ano chegará, e, com ele,
virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava.
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente
desistir de nossos projetos, de nossos sonhos, de nosso trabalho,
especialmente de um projeto fabuloso, que envolve mudanças...
de comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização.
Devemos sempre lembrar do bambu chinês,
para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida:
a Persistência e Paciência,
pois você merece alcançar todos os seus sonhos!!!

É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo,
muita flexibilidade para se curvar ao chão.

                                                                                                                                                                          Autor Desconhecido

Obrigada Professores de Informática pelo 
maravilhoso trabalho neste 1º Semestre.
Lembrem-se sempre "PACIÊNCIA E PERSISTÊNCIA"

E bom retorno neste 2º Semestre

Abração
Carla Izabel Weber

SEMEC – 2013