sexta-feira, 23 de novembro de 2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Agenda NTM

29/10 a 01/11 - Retirada dos Certificados dos Cursos:

- Ambiente de Trabalho e Editor de Textos - Professora Lucila Rodrigues
- Básico de Configuração e Rede - Técnico Gustavo Schneider e Rodrigo Minozzo

01/11 - Último encontro e Entrega dos Certificados do Curso:

- Aluno Monitor

Estão Previstos para o Ano de 2013 os Cursos:

1º Semestre

- Criação de Apresentações Eletrônicas para Professores
- Planilha Eletrônico para Professores e Funcionários
- Manutenção de Computadores para Alunos
Software de aplicação - Criação e Produção de Videos - Para professores

2º Semestre 

- Software de aplicação - Criação e Produção de Videos - Para alunos 
- Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC's  - Para professores
 Básico de Internet para Professores

O USO DE TEXTOS E HIPERTEXTOS EM SALA DE AULA

Hoje, em geral, os alunos têm mais contato com a informática e com mídias cativantes. Já crescem diante da televisão, vendo-a como companheira de seus momentos de liberdade. Enquanto jogam videogames ou usam computadores, os jovens criam com esses objetos relações afetivas e entram no mundo da ciência naturalmente.
Para Papert (2001), o computador é a  máquina das crianças, uma vez que muitos jovens não conhecem o mundo sem o computador. Eles brincam, divertem-se, aprendem com o computador.
Um dos méritos do computador no campo da educação é, porém, o de tentar resolver um dos grandes problemas da educação: como respeitar o ritmo da aprendizagem, como evitar defasagens entre os tempos propostos pela escola e o tempo necessário ao aluno numa atividade particular em um determinado momento da vida.
São muitas as vantagens da utilização dos sistemas multimídia para a educação. A redução do tempo de aprendizagem, consistência pedagógica, flexibilidade, incremento da retenção e principalmente o aumento da motivação e gosto por aprender são algumas das vantagens.
Essa combinação de textos, diagramas, sons, figuras, animações e imagens em movimento incorporadas em uma mesma tecnologia, contribuem para uma maior facilidade no uso do computador para o ensino.
O grande olhar pedagógico da multimídia é o fato de estar baseada nas habilidades naturais de processamento de informações humanas. Nossos olhos e ouvidos, em conjunto com nosso cérebro, compõem um formidável sistema para transformar dados sem sentido em informação, embutindo estes dados de significado.
Para o aluno, uma das primeiras vantagens dos softwares multimídia é o fato de serem mais agradáveis de utilizar.

Carla Izabel Weber
Professora e Coordenadora do NTM de Estância Velha - RS
Graduada em Ciência da Computação
Pós Graduada em Informática na Educação
Pela FEEVALE

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Alunos Monitores se preparando para o atendimento nas escolas

Desde agosto alunos das escolas municipais de Estância Velha estão se preparando para se tornar Aluno Monitor da sua escola.
O curso está preparando estes alunos para juntamente com o Professor Coordenador de Informática Educativa dar um atendimento de maior qualidade aos alunos das escolas municipais.




No mês de outubro os alunos irão fazer um pré-estágio para poderem já irem aplicando o que aprenderam no curso ministrado pela Professora Carla Izabel Weber.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

As Tecnologias e o Professor

As relações sociais, em todo o mundo, têm sofrido fortes influências das transformações tecnológicas. As escolas, dentro deste contexto, já refletem essas influências no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o educador, que exerce papel fundamental nesse processo, começa a entender as TICs - Tecnologia de Informação e Comunicação, como ferramentas valiosas em seu benefício e que consequentemente promovem uma assimilação significativa dos conteúdos por parte do aluno.



O professor começa, portanto, a estimular ainda mais a curiosidade do aluno em conhecer e pesquisar a informação de uma maneira que o aluno se sinta interado neste meio que para ele é comum. Tornado-se, também, agente importante na transformação da informação em conhecimento e sabedoria. O foco da aprendizagem é a busca da informação significativa, da pesquisa, o desenvolvimento de projetos e não predominantemente a transmissão de conteúdos específicos. As aulas se estruturam em projetos e em conteúdos. A Internet está se tornando uma mídia fundamental para a pesquisa. Os professores podem ajudar os alunos incentivando-os a saber perguntar, a enfocar questões importantes, a ter critérios na escolha de sites, de avaliação de páginas, a comparar textos com visões diferentes. Os professores podem focar mais a pesquisa do que dar respostas prontas. Podem propor temas interessantes e caminhar dos níveis mais simples de investigação para os mais complexos; das páginas mais coloridas e estimulantes para as mais abstratas; dos vídeos e narrativas impactantes para os contextos mais abrangentes e assim ajudar a desenvolver um pensamento arborescente, com rupturas sucessivas e uma reorganização semântica contínua. A Internet tem hoje inúmeros recursos que combinam publicação e interação, por meio de listas, fóruns, chats, blogs. Existem portais de publicação mediados, em que há algum tipo de controle, e outros abertos, baseados na colaboração de voluntários. O site www.wikipedia.org/ apresenta um dos esforços mais notáveis, no mundo inteiro, de divulgação do conhecimento. Milhares de pessoas contribuem para a elaboração de enciclopédias sobre todos os temas, em várias línguas. Qualquer indivíduo pode publicar e editar o que as outras pessoas escreveram. Só em português foram divulgados mais de 30 mil artigos na wikipedia. Com todos os problemas envolvidos, a idéia de que o conhecimento pode ser co-produzido e divulgado é revolucionária e nunca antes havia sido tentada da mesma forma e em grande escala. Aqui, contudo, professores e alunos precisam peneirar a fonte, pois algumas vezes há informações incorretas. O Blog é uma das ferramentas mais incriveis que a escola pode utilizar. São muitas as possibilidades de utilização dos blogs na escola. Em primeiro lugar, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo lugar, pelo atrativo que estas páginas estimulam nos jovens. O que é preciso realmente que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

OS EDUCADORES DIANTE DAS NOVAS TECNOLOGIAS

Nos dias atuais os alunos estão muito diferentes, diante a novas tecnologias eles estão centrados em um mundo de novidades, mistérios e surpresas. Estas tecnologias as quais o aluno tem acesso fora da escola tem sido o pivô dos muitos e frequentes problemas nas salas de aula de todo Brasil. Muitos professores  ainda não acostumados a estas modernidades ainda continuam ministrando suas aulas com os métodos tradicionais, mas estas não mas prendem a atenção do novo alunado, sendo um dos principais causadores da falta de atenção e indisciplina nas salas de aula. Diante isso, nos professores, devemos estar sempre abertos a novas oportunidades e nunca ter medo de novos desafios, precisamos sim nos engajar e juntamente com os nossos alunos utilizar esse mundo virtual rico em informações e que sendo utilizado de maneira consciente irá sim nos auxiliar no nosso dia-a-dia.
As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou do exterior, no seu próprio ritmo. O mesmo acontece com os professores. Os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados por outros alunos e divulgados instantaneamente na rede para quem quiser. Alunos e professores encontram inúmeras bibliotecas eletrônicas, revistas on line, com muitos textos, imagens e sons, que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer trabalhos de pesquisa e ter materiais atraentes para apresentação. O professor pode estar mais próximo do aluno. Pode receber mensagens com dúvidas, pode passar informações complementares para determinados alunos. Pode adaptar a sua aula para o ritmo de cada aluno. Pode procurar ajuda em outros colegas sobre problemas que surgem, novos programas para a sua área de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados.

Cronograma de cursos 2012



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Inauguração do NTM em Estância Velha


      O NTM - Estância Velha, inaugurado em 04 de junho de 2012, num espaço dentro das dependências da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC, é um ambiente computacional com uma equipe interdisciplinar de professores multiplicadores e técnicos qualificados, para fornecer Formação Continuada e dar apoio aos professores de informática das escolas, assessorar no uso pedagógico bem como na área técnica (hardware e software). Funciona como um apoio técnico-pedagógico ao processo de informatização das escolas, promovendo capacitação e contato com as diferentes tecnologias de informação, analise de software e a utilização da Internet no processo de ensino-aprendizagem.
Equipe de Professores Coordenadores de Informática Educativa
Estância Velha - RS

Funções dos NTMs:
- Sensibilizar e motivar as escolas para o uso das tecnologias da informação e comunicação no seu Projeto Político e Pedagógico;
- Estruturar um sistema de formação continuada dos Professores Coordenadores de Informática Educativa no uso das novas tecnologias da informação, visando o máximo de qualidade e eficiência;
- Orientar todos os professores da rede de ensino na utilização das novas tecnologias da informação como ferramenta de apoio em suas atividades pedagógicas.
- Acompanhar e avaliar o processo de utilização e aplicação da informática como ferramenta de apoio.
      O NTM é portanto, uma estrutura de apoio ao processo de informatização das Escolas da rede pública.

quinta-feira, 15 de março de 2012

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Na sociedade todos estão aprendendo a conhecer, a comunicar-se por meio de mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, que ocorre quando conseguimos integrar, dentro de uma visão inovadora, a informática de forma lúdica. Dentre os diferentes componentes que contribuem para o desenvolvimento de atividades na área da informática na educação, a formação do profissional capaz de mediar a interação aluno/computador tem sido um componente chave. A experiência tem me mostrado que formar um professor que seja capaz de usar informática como recurso de ensino-aprendizagem, não significa adicionar ao seu conhecimento as técnicas ou conhecimentos de informática. É necessário que o educador domine o computador afim de integrá-lo à sua disciplina. Entretanto, o domínio do computador não ocorre imediatamente. Dependendo do conhecimento desse profissional, a capacidade de dominar o computador pode passar por um processo de formação de conceitos que se assemelha muito à formação do conceito de permanência de objeto que uma criança desenvolve durante os seus primeiros anos de vida (Valente, 1988). Portanto, um curso de formação deve propiciar as condições necessárias para que o profissional domine o computador — um processo que exige profundas mudanças na maneira do adulto pensar — e que ele se sinta confortável e não ameaçado por essa tecnologia. O uso da informática na educação não significa a soma de informática e educação, mas a integração dessas duas áreas. Para haver integração é necessário que haja domínio dos assuntos que estão sendo integrados. Está ficando cada vez mais claro que sem esse profissional devidamente capacitado o potencial, tanto do aluno quanto do computador, certamente, será sub-utilizado. Outro fator importante na formação do profissional que vai trabalhar com alunos nas escolas é a aquisição de conhecimento sobre como usar a tecnologia do computador como ferramenta educacional. O profissional deve estar preparado para: usar a informática com seus alunos, observar as dificuldades do aluno frente a máquina, intervir e auxiliar o aluno a superar suas dificuldades e diagnosticar os potenciais e as deficiências do aluno afim de promover os potenciais e superar as deficiências. Este tipo de experiência só pode ser adquirida com a prática do uso do computador com o aluno. A verdade é que a informática na educação não terá seu papel real nas escolas se não houver profissionais formados e capazes de explorar o potencial educacional do computador. Nos dias de hoje, todo o profissional da educação deve ter esse domínio, pois não vejo mais a educação sem o uso das tecnologias da informática.


Carla Izabel Weber
Professora Graduada em Ciência da Computação e Pós-Graduada em Informática na Educação (desde 2001) pela Universidade FEEVALE
Trabalha na Secretaria de Educação em Estância Velha como coordenadora de Informática Educativa e como Coordenadora do Núcleo Tecnológico Municipal.