terça-feira, 16 de abril de 2013

No dia 15 de abril teve início em nosso NTM o curso de Manutenção de Computadores para alunos da rede municipal de ensino. É um curso prático que visa tornar o aluno um aprendiz de técnico em manutenção de computadores. Destina-se aos alunos que queiram aprender a configurar e fazer a manutenção básica e preventiva de microcomputadores. O aluno conhecerá o micro de uma forma geral, aprendendo a identificar peças que compõem o microcomputador, conhecendo o seu funcionamento e ainda solucionando alguns problemas básicos do dia a dia. Neste curso o aluno conhecerá o funcionamento de cada dispositivo do microcomputador e também aprenderá sobre os diferentes sistemas operacionais que existem no mercado hoje. Aprenderá a conhecer um microcomputador através das peças que o compõe e detectar problemas básicos, conhecendo os principais procedimentos de prevenção a falhas, a fim de buscar a melhor solução.



 "O computador é uma máquina que veio revolucionar. Atualmente tornou-se indispensável ao nosso dia-a-dia e está presente nos ambientes que frequentamos, seja em casa, na escola, no trabalho, em  bibliotecas etc e para o nosso aluno ter o conhecimento de como funciona essa fabulosa máquina, leva ele a um mundo real que ao sair do ensino fundamental poderá com certeza entrar no mercado de trabalho com maior facilidade."
Coordenadora Carla Izabel


 

sexta-feira, 12 de abril de 2013


LINUX NA ESCOLA
O Linux é um sistema operacional, assim como o Windows da Microsoft e o Mac OS da Apple. Ele foi criado pelo finlandês Linus Torvalds, e o nome é a mistura do nome do criador com Unix, um antigo sistema operacional da empresa de mesmo nome. Se quiseres saber mais acesse http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux.
Primeiramente o Linux apareceu nas escolas e apavorou os professores, pois aquela velha história “Estava tão bom e porque mudar”, mas devemos lembrar que a escola é um espaço de novos conhecimentos e para termos novos conhecimentos precisamos sempre estar em busca de novas ferramentas, novos meios e novos modos de desenvolver o ensino-aprendizagem e nada mais fantástico que utilizar um novo sistema operacional (que não é tão novo assim), para juntos aprendermos: Professor e Aluno.
O professor do futuro é aquele que esta sempre em busca de algo novo, de desafios e novos conhecimentos e o Linux apareceu na escola para isso, desafiar o professor a sair do comodismo, da mesmice, e aprender a aprender.
O Linux na escola ajuda a trabalhar o conceito de sociedade entre alunos. A contribuição do Linux na escola é grande, por ser um sistema operacional eficiente, multitarefa e multi-usuário, permitindo a todos uma ferramenta de apoio ao ensino com custo de software zero.
O sistema só tem melhorado a cada dia que passa, por ter uma estabilidade e funcionalidade superior a outros. As vantagens são muitas entre elas:
- Linux esta livre de vírus e tem um software legalizado.

Por Carla Izabel Weber
Coordenadora do NTM de Estância Velha - RS

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Iniciou-se na semana passada, dia 01 de abril, o curso de "Audiovisual na Escola" 
para Professores Coordenadores de Informática Educativa.
Esse curso faz parte do programa de Formação Continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, através do Núcleo Tecnológico Municipal - NTM. 
Este curso tem por finalidade capacitar os professores de informática para o uso de recursos audiovisuais no laboratório de informática e na escola como um todo, qualificando os professores para o uso de softwares de edição de vídeos, imagens e sons.

Abordar a educação de forma inovadora que estimula qualidades como o senso de empreendedorismo, o trabalho em grupo, a estruturação lógica e clara das ideias tem sido a meta de muitos educadores.
Com o surgimento de novas tecnologias na área da informática, abre-se novos campos a ser explorado no ramo da educação; “produção de vídeos, fotos e áudio no ambiente escolar”.
Atualmente o fácil acesso a novas ferramentas como computadores e câmeras digitais, proporcionam aos profissionais da educação a possibilidade de criar com seus alunos trabalhos com audiovisual nas infinitas temáticas e conteúdos.
O educador, em especial o professor de informática, não pode ficar defasado frente ao nascer de novas ferramentas tecnológicas, em tempos globalizados onde a internet assume a cada dia uma “cara” mais midiática, torna-se fundamental o professor assumir posição frente a essa situação dando luz ao seu papel como educador e formador de um cidadão pleno. 
Com os avanços tecnológicos da última década, a educação não poderia ficar estagnada no tradicional método de ensino. Ela deve inovar, reinventar e revolucionar. Como Paulo Freire já havia sugerido, devemos ser homens e mulheres de nosso tempo (ALMEIDA, 2000, p. 13), e nada mais contemporâneo que o estudo da produção de vídeo digital no ambiente escolar.
Assistam abaixo o vídeo que abriu os trabalho do primeiro dia do curso.