quarta-feira, 10 de abril de 2013

Iniciou-se na semana passada, dia 01 de abril, o curso de "Audiovisual na Escola" 
para Professores Coordenadores de Informática Educativa.
Esse curso faz parte do programa de Formação Continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, através do Núcleo Tecnológico Municipal - NTM. 
Este curso tem por finalidade capacitar os professores de informática para o uso de recursos audiovisuais no laboratório de informática e na escola como um todo, qualificando os professores para o uso de softwares de edição de vídeos, imagens e sons.

Abordar a educação de forma inovadora que estimula qualidades como o senso de empreendedorismo, o trabalho em grupo, a estruturação lógica e clara das ideias tem sido a meta de muitos educadores.
Com o surgimento de novas tecnologias na área da informática, abre-se novos campos a ser explorado no ramo da educação; “produção de vídeos, fotos e áudio no ambiente escolar”.
Atualmente o fácil acesso a novas ferramentas como computadores e câmeras digitais, proporcionam aos profissionais da educação a possibilidade de criar com seus alunos trabalhos com audiovisual nas infinitas temáticas e conteúdos.
O educador, em especial o professor de informática, não pode ficar defasado frente ao nascer de novas ferramentas tecnológicas, em tempos globalizados onde a internet assume a cada dia uma “cara” mais midiática, torna-se fundamental o professor assumir posição frente a essa situação dando luz ao seu papel como educador e formador de um cidadão pleno. 
Com os avanços tecnológicos da última década, a educação não poderia ficar estagnada no tradicional método de ensino. Ela deve inovar, reinventar e revolucionar. Como Paulo Freire já havia sugerido, devemos ser homens e mulheres de nosso tempo (ALMEIDA, 2000, p. 13), e nada mais contemporâneo que o estudo da produção de vídeo digital no ambiente escolar.
Assistam abaixo o vídeo que abriu os trabalho do primeiro dia do curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário