terça-feira, 17 de julho de 2018


E agora.....
O que fazer no laboratório de Informática?

Faça conexões com as matérias
Os jovens deste século já estão familiarizados a ler, ouvir e entender termos como compartilhamento, redes sociais e tantos outros que sugerem interação entre os indivíduos via internet. Desenvolver atividades dentro da sala de informática que promovam essas interações entre os alunos pode ser uma excelente forma de conseguir que eles cooperem uns com os outros e, consequentemente, aprendam em conjunto. Uma das grandes dúvidas dos professores está relacionada às formas de conseguir ensinar determinados conteúdos com a ajuda do computador. Nesse caso, basta estabelecer conexões entre a disciplina a ser ministrada e as possibilidades que uma aula de informática na escola oferece.
O educador pode, por exemplo, jogar palavras cruzadas on-line em uma aula de língua portuguesa ou apresentar aos alunos ferramentas e aplicativos que os ajudem a estudar para os conteúdos vistos em sala. A realização de atividades digitais também surge como uma ótima alternativa, já que os resultados são disponibilizados rapidamente.
Oportunizar aos alunos o desenvolvimento de blogs colaborativos ou a realização de trabalhos em equipe em ambientes virtuais são exemplos de atividades que podem ser propostas com o uso da informática. Tais práticas pedagógicas podem estimular a interatividade e desenvolver as capacidades trabalhadas em grupo.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento criado para nortear o que é ensinado em todas as escolas do Brasil, prevê o uso da tecnologia na sala de aula. Isso porque a tecnologia tem alterado a maneira com que os alunos aprendem e interagem com o mundo. A cultura digital está apontada na quinta competência geral da BNCC.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, p. 9).
É importante ressaltar que as ferramentas tecnológicas devem ser encaradas como aliadas do professor, não fazendo o ensino de refém da tecnologia. As diferentes tecnologias são essenciais e devem ser inseridas no contexto da sala de aula, mas desde que sirva para tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa ao criar experiências que possam ser aproveitadas não apenas no contexto escolar, mas ao longo das vidas dos discentes.
Abraços
Carla Izabel

Um comentário:

  1. Nunca tinha visto esse blog, e desconhecia esse trabalho, considero uma pena ser exclusivo das escolas municipais e pior ainda deixar o ensino médio de fora. Sugiro começar a introduzir a programação de software livre para as crianças do médio e o uso de "Arduino" isso seria algo realmente inovador e ensinaria eles a pensar

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