quinta-feira, 2 de abril de 2015

PROFESSORES DE INFORMÁTICA
NO DESAFIO DO SCRATCH

    O software Scratch é free e roda nas plataformas Windows e Linux. É um software de programação, acessível à todas as idades. Favorece o desenvolvimento da criatividade, raciocínio lógico, o pensar sobre o pensar, e a aprendizagem a partir dos erros. A utilização deste software segue a mesma proposta da Linguagem Logo, de Seymour Papert, pela qual o aluno constrói o conhecimento através das suas descobertas, tentativas e erros. Scratch é uma linguagem de programação criada em 2003. É uma linguagem de programação gráfica desenvolvida pelo MIT, especialmente para crianças, que oferece, aos pequenos programadores, um ambiente de desenvolvimento acolhedor que permite criar animações, histórias interactivas. Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ela é ideal para quem está começando a programar e foi desenvolvida para auxiliar crianças acima de 8 anos, no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ela é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos e educacionais. É com esse intuito que os professores de informática do nosso município estão durante os meses de abril e maio participando de um curso intensivo de SCRATCH. 

Em parceria com o NTM - CEPIC de Novo Hamburgo o curso está sendo desenvolvido com a finalidade de neste ano de 2015 começarmos a utilizar com os alunos este software que como já dissemos é "free" pode ser baixado pela internet sem custo e que faz a criançada raciocinar. 


A meta fundamental do Scratch é apoiar o desenvolvimento da fluência tecnológica e para isso serão necessárias novas atitudes sobre computação e aprendizagem, e se os computadores realmente podem servir as nossas vidas no futuro, a fluência computacional deve ser trabalhada ao mesmo nível da leitura e da escrita. Os novos paradigmas computacionais podem influenciar significativamente não apenas o que as pessoas fazem com computadores, mas também a forma como pensam e agem no mundo e dão sentido ao que os rodeia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário